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Estratégias para organizar as finanças das escolas

Você já parou para pensar de que forma a precificação alavanca ou afunda sua escola?

Organização financeira é fundamental para os negócios no setor educacional, ainda mais quando ela precisa captar mais alunos sem perder qualidade. No penúltimo dia de Bett Brasil, no painel do Fórum de Gestores, o Head de Marketing e cofundador do Melhor Escola, Sérgio Andrade, junto com o gerente de Marketing da Rede Prosper, Waldir Gomes, e o CEO e sócio fundador do portal Melhor, Juliano Souza, debateram sobre as "Estratégias de Precificação: diálogos sobre ticket médio e desconto". O mediador da vez foi Raphael Santo, fundador do site Mercado & Educação.

Por mais que não exista uma fórmula mágica para alavancar os negócios, a escola precisa usar todos os 'canais' que estão à sua disposição. "Não podemos ter medo de mostrar aquilo que fazemos de melhor", reforçou Andrade. O uso de redes sociais, seja Instagram, Facebook e até YouTube, podem ser ferramentas importantes, vitrines para a escola mostrar o seu melhor para captação de alunos.
Por sua vez, Gomes diz que as escolas precisam fazer uma captação do aluno que tenha um perfil da instituição, e não baseada apenas na equação preço/lucro. "As escolas precisam entender o valor que ela pode cobrar e o que ela tem a oferecer para o perfil de aluno que ela quer captar".

Usando a política de desconto de maneira eficiente

Por mais que o oferecimento do desconto para a escola seja importante, Juliano Souza destaca que as instituições, na maioria das vezes, dão desconto para os alunos por desespero ou medo de perdê-lo, mas a precificação de desconto vai além disso.
A melhor estratégia da política de descontos é usar esse mesmo desconto para melhorar a captação. "A escola precisa focar no seu diferencial para oferecer aos pais. O gestor precisa ter uma política de desconto bem definida e não aplicá-la por medo de perder o aluno. É melhor um aluno com desconto do que uma carteira vazia.”
E a utilização dos canais não pode ficar restrita ao digital: tão importante quanto as redes é o contato telefônico, fundamental para o negócio educacional, observa Gomes. Ele frisa que o preço não está relacionado ao custo, mas sim ao quanto o pai está disposto a pagar. “É importante que a escola conheça tudo o que ela pode oferecer de melhor na hora de oferecer seu serviço. Autoconhecimento da sua própria instituição é fundamental”, finaliza.

 

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