NOTÍCIAS

...

Comunicado sobre o coronavírus

PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO!

 

 

 

O Brasil entrou em estado de Alerta 1 para a doença transmitida pelo coronavírus. Já ocorreram mais de 100 mortes e acima de quatro mil pacientes já foram infectados, desde a China - onde surgiu em dezembro, e outros 12 países, sendo que não está descartada a chegada do vírus (conhecido como 2019-nCoV) também ao Brasil. E esses números tendem a aumentar ainda mais. Há um caso suspeito em Minas Gerais, de uma jovem que esteve na China. Desde o dia 27 de janeiro, a OMS – Organização Mundial da Saúde - passou a classificar como elevado o risco internacional de contaminação.

É importante que as escolas particulares fiquem atentas aos sintomas e se informem mais sobre essa doença, e ajam no sentido de esclarecer gestores, educadores, professores, funcionários e alunos.

Ainda não está clara a forma de transmissão da doença, mas o contágio da família coronavírus acontece pelo ar, por meio de:

gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro;

contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O paciente precisa ter viajado para uma área (na China, províncias de Hubei e Guangdong) com transmissão ativa do vírus nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas, ou ter tido contato próximo, com qualquer pessoa que cuidou do paciente, incluindo profissionais de saúde ou membro da família; que tenha tido contato físico com o paciente ou tenha permanecido no mesmo local que a pessoa doente.

Os sintomas começam com febre, seguida de tosse seca e, depois de uma semana, levam à falta de ar e dificuldade em respirar. Ainda não há cura nem vacina.

Por isso, redobrar a atenção com a higiene pessoal, orientando a todos na escola no sentido de se adotar medidas gerais de prevenção, indicadas pelo Ministério da Saúde. As crianças são parte importante nisso, sendo fundamental orientá-las e praticar com elas a higienização das mãos, lavando-as com frequência e usando álcool gel, além de evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.

Veja as recomendações:

lavar frequente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;

utilizar lenço descartável para higiene nasal;

cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

manter os ambientes bem ventilados;

evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;

evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Página do Ministério da Saúde específica sobre coronavirus:

< http://saude.gov.br/saude-de-a-z/novocoronavirus>

Página da Associação Médica Brasileira (AMB), com documento de orientações da Sociedade Brasileira de Infectologia, podendo baixar download de PDF:

 < https://amb.org.br/noticias/informe-sobre-novo-coronavirus/>

Sempre a melhor recomendação é a prevenção!

COMPARTILHE:
R. Benedito Fernandes, 107 - Santo Amaro - São Paulo | (11) 5583-5500